Sem título-4.jpg

A auriculoterapia é uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, sendo atualmente um ramo da acupuntura.

Por ser um método pouco invasivo e mostrar bons resultados, tem sido cada vez mais bem aceita pelos pacientes!

 

O que é auriculoterapia?

A estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular pode ser a chave para o tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

A auriculoterapia baseia-se na teoria de que o corpo humano pode ser totalmente representado na orelha. Quando estimulamos os pontos corretos no pavilhão auricular, nosso corpo libera estímulos que ajudam a retomar o estado de equilíbrio.

Pontos auriculares são áreas específicas da superfície auricular que refletem fielmente a atividade funcional de todo o organismo. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha. A maioria desses pontos se torna reativa quando há um processo patológico em sua zona correspondente no corpo.

Em caso de alguma doença, as reações se manifestam no ponto ou área específica da região comprometida, através de mudanças morfológicas, da coloração da pele, dor à palpação, presença de edemas ou nodulações, mudanças na resistência elétrica ou presença de pequenos vasinhos.

Todas estas reações podem aparecer antes mesmo que a enfermidade se manifeste e também desaparecer depois da cura da doença. Os pontos diagnosticados como positivos são selecionados para o tratamento.

 

Como funciona o tratamento com auriculoterapia?

Os estímulos podem ser produzidos por agulhas, esferas metálicas, sementes de mostarda e eletroestimuladores.

Ao estimular um ponto auricular podemos nos deparar com diferentes manifestações, como sensação de corrente, energia que corre pelo corpo, calor que corre pelo pavilhão da orelha e que se reflete em partes específicas do corpo. O paciente deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando molhar ou deslocar o esparadrapo. As esferas colocadas podem permanecer por um período máximo de 1 semana, e observamos por um período mínimo de 24 horas com a orelha livre para repetir o tratamento.

A auriculoterapia pode ser indicada quando o paciente não deseja ou está impedido de tratar com agulhas de acupuntura, e também como complemento a essa terapia para continuar o tratamento em casa.

 

Quais os benefícios da auriculoterapia?

Qualquer pessoa pode fazer auriculoterapia, estando doente ou não, sendo ela indicada até mesmo para crianças.

Algumas das vantagens desta técnica são:

  • É de fácil aplicação;

  • É um procedimento econômico

  • Tem ampla indicação

  • Apresenta poucos efeitos colaterais

 

Confira algumas das aplicações da auriculoterapia:

Doenças do Trato Respiratório

Sinusite aguda; Rinite aguda; Resfriado; Amigdalite; Bronquite aguda; Asma

Distúrbios Gastrintestinais

Espasmos de esôfago; Soluços; Gastrite; Hiperacidez gástrica; Úlcera gástrica ou intestinal; Colites; Constipação; Diarréia; Íleo paralítico.

Distúrbios Ortopédicos e Neurológicos e Clínica de Dor

Enxaqueca; Neuralgia do trigêmeo; Paralisia facial; Paralisia Pós-AVC; Neuropatia periférica; Labirintite; Síndrome de Meniere; Disfunção neurogênica da Bexiga Urinária; Enurese noturna; Neuralgia intercostal; Artrites e espondilites; Dores Ciáticas; Lombalgias; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Dor do trigêmeo; Fibromialgia; Distensões Musculares.

Psiquiatria

Distúrbios leves e moderados de depressão, Angústia, Ansiedade e Insônia.

Ginecologia

Distúrbios Menstruais; Infertilidade

Outros Benefícios

Aumento da vitalidade e energia; Redução do estresse e maior relaxamento; Rejuvenescimento da pele; Controle do peso; Controle de sintomas de abstinência em pessoas que desejam abandonar o fumo, álcool e drogas; Aumento das funções físicas e atléticas; Controle da dor; Regularidade dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea; Estabilização do sistema imunológico.

 

Quer saber mais? Agende uma consulta com um de nossos profissionais no  Instituto Ponto de Luz  whatsap 51 996726170.

Informações Gerais

Karenn Liège - Terapeuta

 

Agende seu atendimento conosco

Mais informações poderão ser obtidas através dos nossos canais de comunicação
 

ER5.png