

INSTITUTO
®
PONTO DE LUZ


Técnicas Corporais e Mentais do Oriente
Sempre que ouvimos falar em “Acupuntura” de imediato vem a nossa mente a imagem de agulhas e, muitas vezes, na prática é só isso que ocorre.
Acontece que ao migrar do Oriente para o Ocidente todas as técnicas que envolvem o Campo do Conhecimento “Acupuntura” foram deixadas de lado por não conseguirem “se encaixar” na racionalidade Ocidental. Um exemplo disso é a baixa utilização do Moxabustão por Acupunturistas “modernos”. Podemos ratificar a estreita relação entre o uso das agulhas e da moxa, ao avaliarmos a tradução literal da expressão que, em chinês, designa acupuntura (Zhen Jiú - 针灸), sendo Zhen (针) agulha e Jiú (灸) fogo.
Sabemos que a “Acupuntura” (agulha) teve um desenvolvimento mais intenso em regiões de Calor na China e a Moxibustão em contextos mais Frios e Úmidos. Então fica a pergunta qual a melhor técnica terapêutica para a população de Regiões mais Frias ou Úmidas do País?
As terapias tradicionais tratam padrões de desarmonias energéticas e no Brasil são utilizadas como complementares ao tratamento da medicina oficial (alopatia). Nesse quesito é importante diferenciar Técnicas Complementares e Integrativas de Técnicas Alternativas. No primeiro caso, que é o que trabalhamos, buscamos complementar outro campo de conhecimento e, no segundo, tratar-se-ia de substituir um atendimento por outro o que é ilegal e danoso ao cliente.
Utilizamos a terminologia TÉCNICAS CORPORAIS E ORIENTAIS DO ORIENTE, pois nela estão contidas uma gama de técnicas com origem no Oriente:
-
Ventosaterapia;
-
Moxabustão;
-
Auriculoterapia;
-
Gua Sha;
-
Acupuntura;
-
Shiatsu;
-
Tuiná (algumas técnicas);
-
Reflexoterapia;
-
Dietoterapia Chinesa;
-
Eletroestimulação Transcutânea;
Informações Gerais
Euclides Camargo -
Grace Vaz
Agende seu atendimento conosco
Mais informações poderão ser obtidas através dos nossos canais de comunicação